Conheça 5 sintomas físicos da ansiedade
Tanto o pânico quanto a ansiedade vêm acompanhados por sintomas físicos e mentais, que muitas vezes deixam quem sofre com o problema ainda mais tenso e com medo. Sensações como mãos suadas e tontura, por exemplo, duram alguns minutos e, para o ansioso, esse tempo pode parecer uma verdadeira eternidade. Ficar nervoso em algumas situações pontuais do dia a dia é normal, mas se você percebe que a ansiedade domina a sua rotina não deixe o quadro evoluir e procure a ajuda de um psicólogo. Se você tem dúvidas se o que você sente faz parte de algum transtorno de ansiedade, conheça, a partir de agora, cinco sintomas físicos da doença:
Coração acelerado
O coração de um paciente ansioso acelera mesmo sem um estímulo aparente e mesmo quando a pessoa está parada. Os batimentos são como se o indivíduo estivesse correndo por dez minutos seguidos. O sintoma aparece sem aviso prévio, repentinamente, e assusta bastante a quem sofre. Certamente este é um dos principais sintomas do paciente com ansiedade e a impressão física frequente é a de que se terá uma parada cardíaca a qualquer momento.
Falta de ar
A falta de ar é um dos sinais físicos comuns do transtorno da ansiedade. É o resultado da hiperventilação, que acontece quando o seu corpo está recebendo oxigênio além do normal e liberando dióxido de carbono em excesso. Embora nosso organismo necessite do oxigênio, taxas saudáveis de dióxido de carbono também são essenciais. E a hiperventilação ocorre ou pelo fato do ansioso respirar demais por conta de um ataque de ansiedade ou por puxar mais ar do que o necessário.
Desconforto abdominal
A ansiedade costuma afetar o sistema digestivo e, provavelmente, este é um dos que mais saem prejudicados com as crises de pânico. Má digestão, dores e diarreia são apenas alguns dos sintomas físicos provocados pelo desconforto abdominal. Esses incômodos podem até aumentar a ansiedade do indivíduo, já que os sinais prejudicam a sua autoestima e o convívio social. Muitos, inclusive, deixam de realizar suas atividades de rotina por causa destes desconfortos.
Dores no peito
Um dos principais sintomas da ansiedade, a dor no peito costuma atormentar grande parte da população que sofre do mal. Muitos pacientes acreditam que estão tendo ataques do coração, quando na verdade exames clínicos comprovam que está tudo bem com o órgão. Não é nada incomum ver pessoas com o problema chegando a hospitais com a dor acreditando que terão um ataque e retornam para suas casas sem entender o que ocorreu de fato.
“Nó” na garganta
Muito comum em quem sofre com a ansiedade, a sensação é de que há uma bola dentro da garganta, causando a impressão de que a região está obstruída e de que o ar não vai passar para os pulmões. É algo horrível e que deixa o ansioso ainda mais nervoso, causando até mesmo certa dificuldade para engolir.
Consulte um psicólogo
Muitas pessoas que sofrem com a ansiedade não possuem esses sinais físicos ou não costumam senti-los com frequência, dificultando o diagnóstico. Uma conversa com um psicólogo pode te ajudar a entender melhor o que está passando com você. É muito importante buscar ajuda quando o transtorno começa a afetar sua qualidade de vida. Até porque a ansiedade pode ser controlada e basta encontrar o tratamento ideal para sua situação. O psicólogo é o profissional especialista em entender como o funcionamento da ansiedade afeta a sua vida e ele vai saber te mostrar o melhor caminho para encarar e superar este problema.
Autora: Thaiana Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)
*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.