Terapia de Casal – Brooklin
Afinal, como é a Terapia de Casal?
Terapia de casal é uma das modalidades atendidas em consultórios de psicologia – embora seja uma demanda recorrente, muitos casais que nos procuram ainda têm dúvidas sobre qual a função dessa terapia e para que, afinal, ela poderá ajudá-los.
O primeiro ponto que é muito importante apresentar é que nem sempre essa terapia funciona apenas para casais que já não sabem mais o que fazer com o relacionamento e buscam um psicólogo como última alternativa. Muitos casais buscam a terapia em relacionamentos que estão começando e buscam saber como conduzir a relação, como lidar com os conflitos da vida a dois e como descobrir maneiras para que a relação não se desgaste.
Outro ponto importante é que nem sempre os dois pretendem fazer a terapia. É muito comum que um dos parceiros busque o consultório para saber mais sobre a terapia de casal, mas informa que o (a) parceiro (a) não tem interesse em dar início – a boa notícia é que é possível iniciar a terapia individualmente, com foco em terapia de casal.
Como iniciar individualmente com foco em terapia de casal?
Como falamos, nem sempre os dois topam iniciar o tratamento e isso acontece frequentemente. O fato é que o paciente pode iniciar seu tratamento individualmente, tratando as questões do casal. Basicamente, esse paciente que iniciou o tratamento irá cuidar dos seus pontos enquanto casal – e isso refletirá em sua relação: e, geralmente, com as mudanças que essa terapia proporciona, o (a) parceiro (a) tende a querer também fazer parte dessa terapia por vontade própria.
O papel do psicólogo
Outra dúvida muito comum de pacientes que pretendem iniciar a terapia de casal é qual o papel do psicólogo – afinal, é muito fácil achar que o psicólogo poderá ficar “do lado” apenas de um. Mas não é assim que funciona.
O psicólogo é imparcial. Mesmo quando o paciente decide iniciar o tratamento individualmente, se o foco do tratamento é a terapia de casal, o psicólogo exerce papel imparcial já que o objetivo dessa terapia é trabalhar a relação e seus possíveis conflitos. É indispensável que o paciente tenha em mente que o psicólogo sempre buscará encontrar o equilíbrio do casal – e individual. Ou seja, cuidando do bem-estar de ambos.
Resultados da Terapia de Casal
Assim como qualquer outro tratamento, é necessário o empenho do paciente para que os resultados possam surgir. O trabalho terapêutico é um trabalho em equipe, em que o psicólogo e seus pacientes trabalharão juntos as demandas e as soluções de cada problema e conflito.
Decidir iniciar uma terapia de casal é, sem dúvidas, abrir uma nova porta para um caminho de realizações, bem-estar e satisfação.